Dicas de Como Aumentar a Produtividade

Uma das tarefas mais difíceis é concentrar-se em apenas uma única tarefa por muito tempo. No entanto, se manter focado é uma árdua obrigação que é prioridade vital para sua produtividade.

Entretanto, não é possível ter mais foco quando se está sobrecarregado com tarefas diárias, muitas coisas a fazer e vários projetos que exigem sua atenção. Se manter focado não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Muito pelo contrário, é algo realmente complicado.

Sabemos que o nosso resultado vem da atenção que conseguimos dar às nossas tarefas e, principalmente na capacidade de manter o foco sempre que precisamos. Algumas atitudes podem ser tomadas para conseguir ter mais foco e mantê-lo. São elas:

Desconecte-se:

O mundo está cada vez mais digital, no entanto, isso pode nos trazer consequências. Corremos o risco do empobrecimento da atenção, pois estamos constantemente lutando contra as distrações das telas (tablet, celular, computador, TV) e quase sempre perdemos.

A nossa concentração é frequentemente afetada quando estamos online, não nos aprofundamos em mais nada pois mudamos de assunto com uma alta frequência. Se precisar focar para valer em uma tarefa, não hesite em se desconectar nessas horas. A simples atitude promete aumentar seu rendimento.

como ter mais foco

Treine seu cérebro:

Nos dias atuais, o que dá tom à comunicação é a rapidez. A linguagem vem sendo cada vez mais simplificada e abastada de abreviações. Não existe mais conversas longas e até mesmo a leitura de livros com mais de 300 páginas. Nessas horas é que devemos nos policiar e tentar fazer diferente.

Produtividade – Acalme sua mente:

Uma das técnicas mais recomendadas para melhorar a concentração sobre qualquer tema é a meditação. Porém, existem outras opções também práticas, ao alcance de todos, para sossegar a cabeça.

  • Organizar uma lista com as tarefas diárias, pois é uma maneira do cérebro saber tudo o que precisará ser feito e ainda prever a satisfação que será sentida após a realização.
  • Pensamento positivo é essencial para conseguir bons resultados. A determinação em realizar uma tarefa ou um sonho, induz o corpo a manter a confiança e o foco no que interessa.
  • Ficamos esgotados ao tentar manter o foco constantemente e isso prejudica a sua criatividade e produtividade. Intervalos irregulares entre as tarefas de 5 a 15 minutos podem fazer maravilhas com a sua produtividade.
  • Procure fazer atividades nos intervalos, como: dar uma caminhada, conversar com um amigo, comer um lanche, ou tomar um pouco de ar para deixar que o seu cérebro se sinta melhor.

Saiba isolar as preocupações

Em muitos casos o fluxo da sua atenção pode ser interrompido pelas emoções, como por exemplo, problemas familiares. Caso nãos seja possível resolver a questão de imediato e livrar a mente, tente isolar a preocupação até terminar o trabalho

Caso contrário, é importante reservar uns minutos para ir a um lugar silencioso e respirar fundo algumas vezes. Espere o corpo se acalmar e sinta diminuir a pressão e a intensidade da adrenalina. Posteriormente, imponha metas de curto prazo.

Se você se propõe a finalizar mais duas páginas na próxima meia hora, ficará mais fácil manter a atenção do que se pensar só no fim da tarefa. Lembre-se de que, quanto antes terminar, mais cedo poderá tratar do assunto pessoal.

Mergulhe na divagação

A divagação é boa para profissionais que precisam ser criativos e chegam a um beco sem saída. Quando estamos muito focados em algo, tendemos a fechar os olhos e perder a sensibilidade para novas influências e descobertas.

A produtividade cresce ao manter a mente aberta para um ou outro devaneio deixa o caminho livre para ter os melhores insights. Quando surgir uma boa ideia, use um dos recursos anteriores para retomar a atenção na tarefa.

Crie um ambiente favorável

Interrupções constantes e distrações desnecessárias tiram completamente o seu foco. Organize seu espaço de trabalho para desencorajar visitas não programadas.

A utilização dessas práticas irá ajudá-lo a superar a sobrecarga interna e reduzir as distrações. Reveja o que funciona para você. Aproveite para usar também suas práticas prediletas de concentração e produtividade para ajudá-lo a ter mais foco em suas tarefas. Quanto mais boas práticas para se manter focado, melhor será o resultado final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *