Dicas Para Economizar Dinheiro

Nos dias atuais, gastar mais do que se ganha vem sendo uma coisa “natural”, no entanto, é importante aprender a poupar, ou seja, é preciso entender como economizar dinheiro e colocar isso em prática.

Cada vez mais é um desafio pagar todas as contas em dia e a taxa de inadimplência tem crescido exponencialmente. Porém, é possível evitar que essas situações desagradáveis aconteçam, uma alternativa é buscar educação financeira e colocar em prática atitudes que efetivamente melhorem as finanças.

Uma ótima dica para economizar é usar um sistema de divisão do dinheiro. A proporção indicada é separar 50% para pagamento de contas, como luz, telefone e alimentação; poupar cerca de 15% do total e o restante fica para compras e lazer.

Como Economizar Dinheiro

Dicas infalíveis de como economizar dinheiro

Sabemos que essa é uma tarefa difícil, mas a boa notícia é que ela pode se tornar um pouco mais fácil com o auxílio das dicas de como economizar dinheiro e conseguir, de uma vez por todas, assumir o controle das suas finanças.

  • Controle das despesas essenciais

Separar o valor para arcar com as despesas essenciais do mês e garantir que seja menor do que o salário recebido. Saber exatamente para onde vai o dinheiro é o primeiro passo para diminuir os gastos mensais.

Adote um bom aplicativo de gestão financeira no seu celular. Esse levantamento pode parecer complicado, mas fará toda a diferença no valor final.

  • Faça uma lista de itens dispensáveis

Faça uma lista dos gastos em ordem de prioridade e as despesas desnecessárias. Os itens que ficarem mais para o final da lista devem ser avaliados para corte ou redução. Essa é uma boa forma de começar a economizar hoje, pois a ação é simples e pode ser adotada imediatamente.

  • Pague suas contas em dia

Isso ajuda a evitar juros e multa. Esses encargos prejudicam a saúde financeira de qualquer pessoa, ainda mais levando em conta que o Brasil tem umas das taxas de juros mais altas do mundo.

Particularmente, parece uma economia bem pequena, porém, se você fizer os cálculos de quanto isso pode representar ao final de um ano, vai perceber a real importância de pagar as contas em dia.

  • Tenha consciência na hora das compras

Não compre por impulso. Pense na real utilidade de cada bem de consumo e avalie muito bem o custo-benefício.

  • Utilize o cartão de crédito de forma inteligente

como economizar dinheiro? só essa dica vai lhe poupar muita ganha!

Os cartões são muito utilizados nos dias de hoje, mas fazem com que você perca a noção do dinheiro gasto no dia a dia. Ao passar pequenas quantias diariamente nos cartões, fica muito mais fácil perder o controle

  • Comece a usar um bom aplicativo de gestão financeira

O controle de entradas e saídas de dinheiro é o meio mais fácil de saber quais são os seus maiores gastos e evitar despesas desnecessárias.

Com o auxílio dos aplicativos você consegue controlar o quanto já gastou, quanto ainda sobra na conta e o que ainda precisa ser pago.

Como guardar dinheiro

  • Tenha objetivos e estabeleça uma quantia para poupar

Devemos definir uma meta para poupar mensalmente e não apenas guardar se sobrar. Quando se trata de poupança é muito importante não perder o foco durante o processo.

Deixe o propósito de fazer isso bem definido na sua mente e assim conseguirá com o esforço de poupar. Após a definição do objetivo, destrinche-o em metas menores. Isso torna mais fácil mensurar se você está caminhando para perto de atingí-los ou se precisa fazer algum ajuste.

  • Escolha como vai guardar o dinheiro

É muito importante definir onde aplicar esse dinheiro, pois precisamos proteger a poupança da deterioração do poder de compra.

Os juros compostos vão te auxiliar no esforço de poupança. A caderneta de poupança, CDB, Tesouro Direto ou até por fundos de investimentos são considerados aplicações, mais seguras.

Mas há também a bolsa de valores, que pode proporcionar ganhos ainda maiores, contudo sob um risco de perda mais elevado.

  • Aumente a renda por meio de um talento rentável

Descubra algo que você faça bem e que possa gerar dinheiro. Busque uma solução financeira nos seus talentos e aptidões.

É importante definir o objetivo e traçar metas para conseguir economizar dinheiro. O ideal é buscar um talento pessoal que tenha valor no mercado para que sempre exista uma segunda opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *